domingo, 22 de junho de 2014

Sábado intenso

Tão intenso que nem mesmo tive tempo de escrever sobre minhas experiências, mas faço hoje, com um pouco de atraso. E o dia começou, novamente, bem cedo, quando, terminado o farto café da manhã alemão, pegamos as chaves das máquinas que nos levariam até o circuito de Nurburgring. Como 2 grupos participam do AMG Driving Experience, hoje trocamos de carros com o outro grupo. Para nosso grupo, assim sendo, foram disponibilizadas uma SLK 55 AMG, uma E 63 AMG e a SLS AMG GT conversível em que fomos para o autódromo eu e, dirigindo, Márcio Campos.
















Novamente, belas paisagens marcaram o caminho de aproximadamente 40km que separam o hotel Steigenberger da pista. Outra presença marcante no trajeto foi a do público, que já havia montado inúmeros acampamentos, alguns bem elaborados, para alimentar o fanatismo e acompanhar bem de perto algumas curvas nas 24h de prova no traçado histórico. 
 
 
Chegando ao autódromo, estacionamos os carros e fomos guiados em direção ao lounge da AMG. No caminho, novamente fomos surpreendidos pela grandiosidade do evento e estrutura do local: sobre o estacionamento, encontramos um belo boulevard com algumas lojas e uma área coberta por estandes de fábricas automotivas, marcas de pneus e outras empresas, exibindo carros e simuladores naquela espécie de salão do automóvel. 
 
Também muito estruturado era o lounge da AMG. Em um dos melhores pontos da pista, acima dos boxes, com visão de toda a reta principal, estava a sala rodeada de monitores, em que eram servidos comes e bebes a vontade para os clientes e convidados da marca. Ali ficamos enquanto não chegava a hora de realizarmos nossa primeira atividade do dia: a volta no traçado alemão.

Ainda na manhã pegamos os carros e fomos encaminhados para o ponto de onde partiríamos para a volta na pista. Audi e BMW também marcaram presença nesta atividade e apresentavam seus belos modelos enquanto também esperavam o fim do treino livre. Muito bem localizados, atrás do guard rail no fim da reta de mais de 2km do traçado antigo, fizemos filmagens e assistimos mais de 1h de prática. Encerrada a sessão, foi nossa vez de guiar na pista de mais de 20km e 86 curvas.



 












A bordo da SLK, com Márcio Campos de co-piloto, parti tendo a minha frente apenas o Safety Car e o A 45 AMG guiado pelo instrutor de pilotagem Norman Simons. Pelo retrovisor, via cerca de 15 carros dos sonhos da Mercedes-Benz com clientes e convidados da marca. Nossa volta de 15 minutos (completada em pouco mais de 8 pelos carros de corrida mais rápidos do evento) passou com rapidez inexplicável, em um piscar de olhos. O traçado, em que muitas voltas já completei em simulador, é idêntico ao virtual - muito estreito e com variações de relevo assustadoras. Também assustadora é a presença do público - são incontáveis barracas de acampamentos montadas ao longo dos mais de 20km, cheias de torcedores fanáticos que faziam churrascos enquanto assistiam nosso desfile. A emoção de guiar e identificar cada curva em uma pista de vasta importância para o automobilismo mundial foi indescritível.

 


 




Assim que encerramos nossa volta, quando retornamos para o lounge, já estavam sendo posicionados na reta principal os 165 carros (divididos em 3 categorias) que participaram do evento. Enquanto cada um encontrava sua posição no grid, o grande público se aglomerava na porta de acesso à pista a espera da abertura da "visitação", momento em que puderam chegar perto dos carros e pilotos. Iniciada essa atividade, desci por alguns minutos e fiz uma caminhada - bem complicada pela enorme quantidade de pessoas - pela reta onde, enquanto o público tirava suas fotos, motociclistas executavam manobras para entreter àqueles que ficaram nas arquibancadas. 


No trajeto, encontrei os belos carros e alguns pilotos nada convencionais, trajando vestimentas de super heróis e máscaras. O público não ficou para trás na maluquice: muitos torcedores usavam bonés em formato de carros e até pneus de karts nas pernas, adereços bem incomuns.




Na parte da tarde, a AMG disponibilizou seus carros para os participantes do nosso programa que se interessassem guiarem livremente pelas estradas alemãs. Eu, Márcio Campos e Marcos Paioli, entretanto, preferimos ficar na pista (não arriscando a integridade das máquinas super esportivas) e acompanhamos do lounge a largada da tradicional prova. Passadas algumas voltas, uma van da organização nos levou para assistir a prova de alguns pontos diferentes da pista. Em um deles, dentro de uma área de acampamentos, havia uma espécie de filial do lounge da AMG, um pequeno motor home em que alguns convidados podiam assistir a corrida - pela televisão ou as 3 curvas da parte antiga visíveis daquele local - comendo hambúrgueres feitos na hora.


















A última atividade do dia também foi muito interessante. Acompanhados de um membro da organização e portando fones de ouvido para escutar claramente todas as explicações que por ele eram dadas, partimos, no fim de tarde (cerca de 20h, horário em que o Sol ainda estava no céu), para uma visita aos bastidores da competição. Conhecemos o caminhão oficial da AMG, onde estavam muito bem organizadas as peças de reposição para os 3 carros da marca que participaram da competição; e os dois boxes (muito movimentados, uma vez que cada espaço pequeno abriga 6 ou 7 times) em que as equipes das SLS estavam instaladas. Durante a visita, ainda pudemos acompanhar um bate-papo com dois pilotos que haviam acabado de finalizar seus stints e nos contaram um pouco mais a respeito da prova de longa duração. 

 












 

Finalizada a visita, ficamos livres no lounge para tomar o famoso chopp alemão enquanto assistíamos a corrida, o jogo da seleção da Alemanha na Copa do Mundo e, novamente, por bastante tempo, a corrida. Ficamos até de madrugada naquele espaço, acompanhando a prova, por alguns momentos com a companhia até mesmo de membros das equipes que lá passavam para fazer um lanche. Quando pegamos o transfer para o hotel, encerrando o muito intenso dia, ainda havia, na arquibancada da reta principal, cerca de 2 ou 3 mil espectadores - a população européia, de fato, respira automobilismo!



 

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