Após mais um dia de tempo instável e muito trabalho em Interlagos consegui, em dupla com Arnaldo Diniz Filho e em conjunto com a equipe Comark Racing / Hot Car Competições, alcançar um resultado histórico: vencemos a primeira prova monomarca oficial da AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz.
Nossa corrida estava planejada para fechar o fim de semana em Interlagos, que também teve corridas da Fórmula 3 Brasil e a especial prova com convidados da Copa Petrobrás de Marcas. Como a largada estava prevista para as 13:25, tivemos toda a manhã livre. No movimentado box da Comark, onde convidados do Arnaldo Diniz Filho e do Cláudio Dahruj foram muito bem recebidos, tiramos um tempo para discutir a estratégia de corrida. Após uma conversa com o chefe do time, Amadeu Rodrigues, definimos que Arnaldo faria a largada e, na parada obrigatória da metade da prova, eu assumiria o cockpit do carro 77.
O momento da largada se aproximava e eu me preparava para uma experiência inédita: deixei meus equipamentos em cima da caixa de ferramentas e, ao invés de adentrar o cockpit do carro, coloquei o rádio para ajudar meu parceiro na primeira metade da prova. Com a pista ainda bem molhada, a direção de prova determinou largada com Safety-Car.
Arnaldo largou bem e, com as sugestões de cautela chegando pelo rádio, foi aos poucos descobrindo os limites naquela condição de umidade. Guiando em ritmo bem rápido, bastaram 2 voltas para ele alcançar o 2º colocado e começar a pressioná-lo. A ultrapassagem era complicada na pista molhada e, com a briga, alguns oponentes que estavam atrás de Arnaldo, já consideravelmente distantes, passaram a integrar a disputa. Confesso que, desse momento em diante, foi bastante tenso acompanhar a corrida dos boxes. Ao lado de Amadeu e de engenheiros da equipe, via pela TV meu parceiro, a bordo da CLA de número 77, em disputas de 3 carros lado a lado, fazendo ultrapassagens muito bonitas e defendendo do ataque dos adversários. Me impressionou a frieza de Arnaldo, que se manteve consciente a todo momento e conseguiu evitar toques naquelas disputas onde o risco era constante.
A janela de paradas obrigatórias enfim foi aberta (aos 21 minutos de prova) e Arnaldo, ainda no pelotão que disputava incessantemente a 2ª posição, ocupando o 5º lugar, me entregou o carro. Fizemos a troca com bastante cautela a fim de não sofrer nenhuma penalização e conseguimos cumprir os 2 minutos de parada com excedente não muito grande. Assim sendo, ganhamos posições no box - quando a janela foi fechada, aos 28 minutos de prova, eu ocupava a 3ª posição. Em uma condição mais tranquila que aquela enfrentada por Arnaldo, sem pilotos me atacando, minha única preocupação para a metade final da prova foi me concentrar e ser o mais rápido possível, conseguindo me livrar com segurança do trânsito dos modelos mais lentos da categoria.
Fui capaz de cumprir meu objetivo e, fechando sucessivamente as voltas mais rápidas da pista naquele momento, bastaram poucas voltas para eu me aproximar do 2º colocado. Após algumas curvas pressionando e tentando a ultrapassagem, me aproveitei de um erro do meu adversário na curva do Laranjinha para assumir a posição. Recebi pelo rádio, então, a informação de que ainda restavam 12 minutos de prova para tirar a diferença de cerca de 7 segundos que me separava do líder da prova - levando em conta meu ritmo mais rápido, a vitória era possível!
Quase vi minha caça ao líder ter fim quando fui fechado por um retardatário - tive que buscar abrigo na região concretada do lado de fora da saída da curva do Sol para evitar uma colisão. Além da preocupação com a trânsito, também tive que me manter atento para não ser atacado pelo 3º colocado, que veio bem na minha referência depois que efetuei a ultrapassagem. A 5 minutos do fim da prova, enfim, me aproximei o suficiente para começar o ataque - e a concretização das tentativas de ultrapassagem veio um pouco depois, a 3 voltas do fim, quando me posicionei por fora na curva do Sol, longe da borracha, e, tracionando melhor, realizei a ultrapassagem. Piscando faróis e comemorando bastante cruzei a linha de chegada pela última vez para confirmar a vitória e consagrar o excelente trabalho de toda uma equipe.
Vencer a primeira prova oficial da AMG, a primeira corrida dos modelos novos da Mercedes-Benz, foi o resultado de um trabalho eficaz não só dos pilotos, mas também da Comark Racing / Hot Car Competições no desenvolvimento do acerto rápido e consistente que tínhamos em mãos no decorrer dos 45 minutos de competição. Saio de São Paulo muito contente pelo resultado histórico que confirma o sucesso da parceria, que espero que se estenda por mais etapas.
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