Contrastando completamente com ontem, quando presenciamos um céu limpo e muito calor, o tempo amanheceu muito fechado hoje aqui em Santa Cruz do Sul. Os ventos fortes característicos da região tornam muito difícil qualquer previsão de tempo e, consequentemente, as previsões das condições de pista que teremos durante nossas atividades.
Nosso primeiro treino livre, única atividade do dia, estava previsto para o fim da tarde, o que possibilitou à equipe Rsports trabalhar com bastante calma na verificação do meu V8. A base do acerto, entretanto, teve que ser decidida a apenas alguns minutos do início da sessão – o céu nublado e as precipitações inconstantes não nos permitiam concluir se ajustaríamos o carro para pista seca ou molhada. Optamos, nos instantes finais, a usar acerto de pista seca.
Outra atividade anterior ao início dos treinos e que certamente teve sua importância foi uma reunião entre eu, meu companheiro de equipe Pedro Boesel, meu chefe de equipe Leandro Romera e um piloto local, um amigo que por vezes foi meu adversário no Mercedes-Benz Grand Challenge e conhece como ninguém o autódromo de Santa Cruz do Sul, Fernando Júnior. Compartilhamos impressões e, no caso deles, algumas de suas experiências, dicas que pude aproveitar enquanto guiava no traçado gaúcho, extremamente técnico.
Como de costume, o treino livre do Campeonato Brasileiro de Turismo foi dividido em dois grupos, sendo que cada piloto da equipe participou de uma das sessões. Dentro da minha equipe, a Rsports, ficou combinado que eu participaria do segundo momento – estratégia que me pareceu muito positiva, uma vez que, logo no início do treino do primeiro grupo, a chuva cessou. Minha expectativa, entretanto, foi contrariada por completo: acabado o treino do grupo 1, que terminou com pista praticamente seca, a chuva voltou com intensidade significativa à região do autódromo e, em poucos minutos, já havia encharcado todo o traçado.
Não demorei para encontrar um bom caminho em meu primeiro contato com a pista de Santa Cruz do Sul e, mesmo não tendo o acerto ideal, consegui aproveitar bem os primeiros minutos de treino, o que foi de extrema importância, já que a chuva forte fazia com que as condições piorassem a cada volta. Dessa maneira, minha melhor marca em 1:43.765 me assegurou o 1º lugar dentre todos os pilotos do meu grupo, 8º lugar levando em conta os tempos do outro grupo, que treinou em melhores condições de pista.
Infelizmente o fato de os treinos dos dois grupos terem acontecido em condições diferentes de pista nos deixa sem referência em relação a uma metade do grid, mas ter sido o piloto mais rápido no Grupo 2 foi, sem dúvidas, um excelente resultado levando em conta que se trata do meu primeiro contato com a pista. Amanhã temos mais um treino livre e a Classificação, que define o grid de largada para a corrida única de Domingo. Estou certo de que, em condições iguais, temos potencial para brigar pela pole; e estamos trabalhando para que essa expectativa se concretize. Conto com a torcida de todos!
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