Vivenciei
hoje um dia bastante conturbado por conta de um problema. Nos últimos minutos
de treino, entretanto, tudo finalmente foi solucionado e pudemos mais uma vez
comprovar nosso potencial: terminamos os treinos coletivos do Campeonato
Brasileiro de Turismo com o 3º melhor tempo.
Fomos para a pista pela primeira vez no dia apenas às 11:30, quando as temperaturas
em Curitiba estavam em alta. A fim de fazer uma verificação inicial, saí dos
boxes com os pneus velhos de ontem - que estavam em condições muito ruins e não
me possibilitaram fechar voltas rápidas. Felizmente, como o clima amanheceu
mais estável na capital paranaense, pudemos, enfim, fazer o teste com os pneus
novos. Com mais aderência, experimentei uma melhora na pilotagem e, consequentemente, no tempo de volta. Em minha melhor
passagem, cravei 1:26.629 - tempo bom, mas que estava um pouco distante da
nossa expectativa. Tentamos uma série de ajustes na suspensão e aerodinâmica do
carro objetivando uma possível melhora, mas nenhum foi efetivo, fato que nos
deixou preocupados. A sessão, quando finalizada, rendeu apenas uma 7ª
posição e 2 rodadas na busca pelo limite.
Passamos
as mais de três horas de intervalo entre os treinos discutindo o que poderia
ser alterado para melhorar a performance do carro. Chegamos a algumas
conclusões de setup que foram implementadas e ainda recebi mais dicas de
traçado e pilotagem do V8 a partir da análise dos meus vídeos onboard. Tínhamos
algumas hipóteses para o rendimento abaixo do esperado, mas ignoramos um dado
importante por imaginar ser uma reação normal do motor ao calor absurdo que
fazia: em relação aos treinos de ontem, meu carro hoje tinha perdido velocidade
final em retas.
Após
alguns ajustes, às 16h retornei para a pista para a última oportunidade de
virar rápido, o último treino coletivo do Campeonato Brasileiro de Turismo - e
tive um início de treino desastroso! Apesar de tentar encontrar os limites de
todas as formas, os tempos não refletiam meu esforço e estava difícil até mesmo
conseguir uma posição entre os 10 melhores. Depois de alguns minutos de
insistência sem resultado em pista mudando a maneira de pilotar e o traçado,
percebi que tínhamos um problema quando segui um adversário na reta principal e
observei que meu motor não estava me oferecendo a potência que deveria - foi
quando acionamos a empresa responsável pela manutenção dos motores. Uma
checagem eletrônica rapidamente detectou a falha e imediatamente a equipe
Rsports começou a agir para que o carro voltasse ao seu desempenho
normal.
Após
muito trabalho, consegui retornar para a pista a poucos minutos do fim da
sessão - não havia tempo para erros. Assim que saí dos boxes já ficou evidente
quanta potência eu estava perdendo anteriormente. Procurei me concentrar ao
máximo para aproveitar bem os poucos minutos que eu tinha com o V8 trabalhando
da forma ideal e o resultado de todo nosso esforço enfim veio: fechei minha
volta rápida em 1:25.550, tempo que me garantiu a 3ª colocação nos treinos
coletivos. Enquanto comemorávamos, ainda sobrou um tempinho para meu amigo e
companheiro de equipe no Mercedes-Benz Grand Challenge, Fernando Amorim,
experimentar a tocada do V8 na pista paranaense.
Terminar os treinos coletivos oficiais do Campeonato Brasileiro de Turismo em
uma posição de ponta, atrás apenas da equipe campeã de 2013, é certamente um
grande triunfo, mérito de toda a equipe Rsports pela dedicação ao novo desafio.
Mais do que isso, trata-se de um indício de que estaremos brigando por vitórias
e temos condições de disputar o título de 2014, que é o nosso objetivo. Nossa
estréia oficial e próximo compromisso em pista é nos dias 22 e 23 de Março, já
na abertura da temporada, em Interlagos. Até lá, muito trabalho para que tudo
ocorra da melhor forma possível. Como sempre, estarei contando com a torcida e
a energia positiva de todos, vamos juntos!
Boa sorte moço! Pra cima deles! Sua torcida é grande!
ResponderExcluirAtte: Cléber Henrique ( J. Monlevade )