Hoje,
no Velopark, o clima instável foi determinante na definição dos resultados.
Tivemos poucas e confusas voltas de pista seca no Classificatório. No fim,
consegui aproveitar bem a condição de pista e o acerto do meu carro e garanti
mais uma primeira fila - mas não a pole-position, que era possível.
Diferentemente
das outras etapas, tivemos todos os treinos, livres e Classificatório, no dia
de hoje, uma Sexta-feira. Essa anormalidade é explicada pelo fato de esta etapa
estar ocorrendo em conjunto com outro evento, um renomado fim de semana de
atividades automotivas aqui no Sul: o Super Carros. Assim sendo, hoje, enquanto
acontece a montagem do evento, estamos treinando. Amanhã, que será o primeiro
dia do Super Carros, acontecerá a primeira prova da GT; e Domingo, dia de
encerramento de ambos os eventos, ocorrerá a nossa corrida e a segunda prova da
GT.
Apesar
do tempo fechado, conseguimos fazer todo o primeiro treino livre em pista seca.
Com pneus bem desgastados, tive dificuldades em alguns pontos da pista,
principalmente o primeiro e o último setor. Outro empecilho durante essa sessão
foram os freios - os dois velozes "S" da pista gaúcha afastavam as
pastilhas em relação aos discos de freio, ocasionando falhas nas freadas
seguintes. Me concentrei em encontrar um bom acerto do carro com a equipe
Rsports e, também, o limite nas curvas do Velopark. Sem fechar uma volta ideal,
finalizei como 3º colocado, com aproximadamente 7 décimos de segundo de
desvantagem em relação ao 1º.
A chuva, que muito ameaçava, enfim caiu pouco antes do nosso segundo treino
livre. Fizemos as alterações básicas de setup para pista molhada e fui logo me
acostumar com o circuito do Velopark nessas condições, que poderiam se repetir
na Classificação e podem ocorrer também Domingo, na corrida. Aos poucos fui
encontrando o traçado ideal e, a equipe Rsports, aprimorando o acerto.
Aproximadamente na metade do treino, assumi a ponta da sessão, estabelecendo um
ritmo rápido e constante. Percebendo que eu já havia encontrado o caminho na
chuva e que tínhamos um bom setup, decidimos não nos arriscar mais. Nos últimos
momentos da sessão, com pista um pouco menos molhada, meu tempo de 1:12.408 foi
superado por dois pilotos - repeti o 3º lugar.
A
pista já estava seca por completo quando, confiante, parti para a
Classificação. Me dirigi para a saída do pitlane após alguns pilotos e, quando
os boxes foram abertos, procurei encontrar um espaço livre na pista, bem como
assentar minhas pastilhas de freio. Eis que, pouco antes de cruzar pela primeira
vez a linha da cronometragem, percebo que caem grossas gotas de água no meu
pára-brisa. Ainda sem o assentamento ideal das pastilhas, forcei ao máximo na
minha primeira volta rápida. Quando abri os dois últimos setores, já encontrei
pista bem úmida e tive dificuldades. Após todos os pilotos fecharem essa volta,
eu era o 2º colocado, poucos décimos mais lento que o 1º (que havia abrido
volta antes de mim e, portanto, encontrou pista mais seca). Me dirigi para os
boxes imaginando que ali, após uma volta, se encerrava a Classificação.
Contrariando minha expectativa, a chuva logo parou de cair. Já nos minutos
finais da sessão, a pista secou bastante e alguns pilotos começaram a cravar
setores rápidos. Voltei para a pista com o objetivo de melhorar minha marca. O
tempo restante para o final do treino possibilitava apenas o fechamento de duas
voltas rápidas. Não perdi tempo - na primeira, melhorei um pouco minha marca e
me aproximei muito da pole-position. Na segunda, com a pista ainda mais seca,
acertei as primeiras curvas. Tudo indicava uma excelente volta, até que, no fim
do primeiro setor, um piloto que havia errado e estava bem mais lento não me
abriu passagem, quase proporcionando um choque e atrapalhando minha tentativa
de pole.
Enquanto quase todos os pilotos completaram duas voltas rápidas no fim do
treino, eu dei apenas uma e, mesmo assim, com a marca de 1:04.927, fui o 2º
colocado. Está mais que evidente que temos um carro competitivo e que pode me
possibilitar a vitória no Domingo. Aqui no Velopark, um "S" sucede as
largadas - o que faz com que sejam bem confusas. Largar na primeira fila não só
me afasta de um possível enrosco como também me permite ameaçar a primeira
posição no início da prova.
Amanhã o dia é de folga. Domingo, a corrida ocorre às 11 horas e, como de costume, terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo SporTV 3. Conto com a torcida de todos para me ajudar a partir para mais uma vitória.
Amanhã o dia é de folga. Domingo, a corrida ocorre às 11 horas e, como de costume, terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo SporTV 3. Conto com a torcida de todos para me ajudar a partir para mais uma vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário