sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Emoção e confusão garantidas pela chuva

Hoje, no Velopark, o clima instável foi determinante na definição dos resultados. Tivemos poucas e confusas voltas de pista seca no Classificatório. No fim, consegui aproveitar bem a condição de pista e o acerto do meu carro e garanti mais uma primeira fila - mas não a pole-position, que era possível. 
 
Diferentemente das outras etapas, tivemos todos os treinos, livres e Classificatório, no dia de hoje, uma Sexta-feira. Essa anormalidade é explicada pelo fato de esta etapa estar ocorrendo em conjunto com outro evento, um renomado fim de semana de atividades automotivas aqui no Sul: o Super Carros. Assim sendo, hoje, enquanto acontece a montagem do evento, estamos treinando. Amanhã, que será o primeiro dia do Super Carros, acontecerá a primeira prova da GT; e Domingo, dia de encerramento de ambos os eventos, ocorrerá a nossa corrida e a segunda prova da GT.
 
Apesar do tempo fechado, conseguimos fazer todo o primeiro treino livre em pista seca. Com pneus bem desgastados, tive dificuldades em alguns pontos da pista, principalmente o primeiro e o último setor. Outro empecilho durante essa sessão foram os freios - os dois velozes "S" da pista gaúcha afastavam as pastilhas em relação aos discos de freio, ocasionando falhas nas freadas seguintes. Me concentrei em encontrar um bom acerto do carro com a equipe Rsports e, também, o limite nas curvas do Velopark. Sem fechar uma volta ideal, finalizei como 3º colocado, com aproximadamente 7 décimos de segundo de desvantagem em relação ao 1º. 
 
A chuva, que muito ameaçava, enfim caiu pouco antes do nosso segundo treino livre. Fizemos as alterações básicas de setup para pista molhada e fui logo me acostumar com o circuito do Velopark nessas condições, que poderiam se repetir na Classificação e podem ocorrer também Domingo, na corrida. Aos poucos fui encontrando o traçado ideal e, a equipe Rsports, aprimorando o acerto. Aproximadamente na metade do treino, assumi a ponta da sessão, estabelecendo um ritmo rápido e constante. Percebendo que eu já havia encontrado o caminho na chuva e que tínhamos um bom setup, decidimos não nos arriscar mais. Nos últimos momentos da sessão, com pista um pouco menos molhada, meu tempo de 1:12.408 foi superado por dois pilotos - repeti o 3º lugar.
 
A pista já estava seca por completo quando, confiante, parti para a Classificação. Me dirigi para a saída do pitlane após alguns pilotos e, quando os boxes foram abertos, procurei encontrar um espaço livre na pista, bem como assentar minhas pastilhas de freio. Eis que, pouco antes de cruzar pela primeira vez a linha da cronometragem, percebo que caem grossas gotas de água no meu pára-brisa. Ainda sem o assentamento ideal das pastilhas, forcei ao máximo na minha primeira volta rápida. Quando abri os dois últimos setores, já encontrei pista bem úmida e tive dificuldades. Após todos os pilotos fecharem essa volta, eu era o 2º colocado, poucos décimos mais lento que o 1º (que havia abrido volta antes de mim e, portanto, encontrou pista mais seca). Me dirigi para os boxes imaginando que ali, após uma volta, se encerrava a Classificação.





 
 
 
 
 
 
 
Contrariando minha expectativa, a chuva logo parou de cair. Já nos minutos finais da sessão, a pista secou bastante e alguns pilotos começaram a cravar setores rápidos. Voltei para a pista com o objetivo de melhorar minha marca. O tempo restante para o final do treino possibilitava apenas o fechamento de duas voltas rápidas. Não perdi tempo - na primeira, melhorei um pouco minha marca e me aproximei muito da pole-position. Na segunda, com a pista ainda mais seca, acertei as primeiras curvas. Tudo indicava uma excelente volta, até que, no fim do primeiro setor, um piloto que havia errado e estava bem mais lento não me abriu passagem, quase proporcionando um choque e atrapalhando minha tentativa de pole.
Enquanto quase todos os pilotos completaram duas voltas rápidas no fim do treino, eu dei apenas uma e, mesmo assim, com a marca de 1:04.927, fui o 2º colocado. Está mais que evidente que temos um carro competitivo e que pode me possibilitar a vitória no Domingo. Aqui no Velopark, um "S" sucede as largadas - o que faz com que sejam bem confusas. Largar na primeira fila não só me afasta de um possível enrosco como também me permite ameaçar a primeira posição no início da prova.

Amanhã o dia é de folga. Domingo, a corrida ocorre às 11 horas e, como de costume, terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo SporTV 3. Conto com a torcida de todos para me ajudar a partir para mais uma vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário