Já sabia que teria um dia de treinos difícil hoje por conta do recentemente mencionado aqui neste blog peso extra que carrego na minha C 250 Turbo. Outro obstáculo físico, este natural, a chuva, também contribuiu para complicar ainda mais nosso dia aqui em Interlagos. No fim, apesar das barreiras, conquistei um bom resultado para a largada da 4ª etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge.
As três sessões realizadas hoje foram bem parecidas no que se refere ao clima: todas começaram com tempo seco e pista levemente úmida, que foi secando rapidamente; e, com alguns minutos, foram palco de finas garoas que limitaram o tempo de prática previsto - deixaram a pista em condições não ideais nem para pneus slicks nem para pneus de chuva.
Passei boa parte do meu tempo em pista no primeiro treino livre do dia tentando encontrar uma forma de fazer o Bico de Pato e a Junção - curvas lentas, em que o peso extra mais me atrapalhava - perdendo o mínimo de tempo possível em relação a meus adversários. Consegui melhorar, mas não o suficiente para contornar o prejuízo do lastro nesses setores e, com uma melhor volta em 1:54.637, fui o 3º colocado. Cabe ressaltar que um dos meus companheiros de equipe, Fernando Amorim, foi o 2º colocado nesse treino, garantindo outro excelente resultado para a equipe Rsports.
No segundo treino, com pneus um pouco mais novos, meu carro se comportou muito bem, mas, apesar de me possibilitar fazer excelentes primeiro e segundo setores, prossegui tendo prejuízos na última parte da pista, onde retomadas de baixa velocidade precedem longas subidas. Ao cravar um tempo de volta muito semelhante ao do treino anterior, 1:54.662, assegurei a 4ª posição na sessão.
A Classificação foi a sessão em que tivemos menos tempo de pista seca - apenas foi possível dar 3 voltas lançadas nessa condição. Minha primeira volta foi de aquecimento. Na segunda, acabei prejudicado por ter que fazer uma ultrapassagem sobre um companheiro de equipe e não garanti boa marca. Sabia que a chuva poderia cair a qualquer momento e que minha terceira volta, assim sendo, era muito importante. Fiz bom primeiro setor mas, no segundo trecho, mais precisamente na curva conhecida pelo nome "Laranjinha", meu carro acionou o módulo de emergência e cortou meu turbo momentaneamente - problema que vem se repetindo desde o início do ano - me fazendo perder algum tempo. Apesar do problema, contornei bem as curvas seguintes e fechei a volta em 1:53.305, tempo que me garantiu a 3ª colocação no grid de largada para a corrida de amanhã.
Sei que, caso o módulo de emergência não fosse acionado na minha volta rápida ou tivéssemos mais voltas em pista seca, meu resultado na Classificação seria melhor, eu poderia me aproximar mais da Pole-position. Entretanto, considerando a carga extra de 50kg no meu carro e todos os prejuízos por ela provocados, assegurar uma posição na segunda fila do grid foi um excelente resultado, fruto de um trabalho de muita competência da equipe Rsports no desenvolvimento do setup.
Estou novamente no pelotão de ponta para a largada amanhã, o que é muito importante. Agradeço aos envolvidos em mais essa conquista e peço a torcida de todos para que eu possa fazer uma boa corrida. Vamos que vamos!
Passei boa parte do meu tempo em pista no primeiro treino livre do dia tentando encontrar uma forma de fazer o Bico de Pato e a Junção - curvas lentas, em que o peso extra mais me atrapalhava - perdendo o mínimo de tempo possível em relação a meus adversários. Consegui melhorar, mas não o suficiente para contornar o prejuízo do lastro nesses setores e, com uma melhor volta em 1:54.637, fui o 3º colocado. Cabe ressaltar que um dos meus companheiros de equipe, Fernando Amorim, foi o 2º colocado nesse treino, garantindo outro excelente resultado para a equipe Rsports.
No segundo treino, com pneus um pouco mais novos, meu carro se comportou muito bem, mas, apesar de me possibilitar fazer excelentes primeiro e segundo setores, prossegui tendo prejuízos na última parte da pista, onde retomadas de baixa velocidade precedem longas subidas. Ao cravar um tempo de volta muito semelhante ao do treino anterior, 1:54.662, assegurei a 4ª posição na sessão.
A Classificação foi a sessão em que tivemos menos tempo de pista seca - apenas foi possível dar 3 voltas lançadas nessa condição. Minha primeira volta foi de aquecimento. Na segunda, acabei prejudicado por ter que fazer uma ultrapassagem sobre um companheiro de equipe e não garanti boa marca. Sabia que a chuva poderia cair a qualquer momento e que minha terceira volta, assim sendo, era muito importante. Fiz bom primeiro setor mas, no segundo trecho, mais precisamente na curva conhecida pelo nome "Laranjinha", meu carro acionou o módulo de emergência e cortou meu turbo momentaneamente - problema que vem se repetindo desde o início do ano - me fazendo perder algum tempo. Apesar do problema, contornei bem as curvas seguintes e fechei a volta em 1:53.305, tempo que me garantiu a 3ª colocação no grid de largada para a corrida de amanhã.
Sei que, caso o módulo de emergência não fosse acionado na minha volta rápida ou tivéssemos mais voltas em pista seca, meu resultado na Classificação seria melhor, eu poderia me aproximar mais da Pole-position. Entretanto, considerando a carga extra de 50kg no meu carro e todos os prejuízos por ela provocados, assegurar uma posição na segunda fila do grid foi um excelente resultado, fruto de um trabalho de muita competência da equipe Rsports no desenvolvimento do setup.
Estou novamente no pelotão de ponta para a largada amanhã, o que é muito importante. Agradeço aos envolvidos em mais essa conquista e peço a torcida de todos para que eu possa fazer uma boa corrida. Vamos que vamos!
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