Foi o trajeto que fiz por duas vezes neste Sábado, trocando o rádio pelo cockpit de um Spyder. Vou explicar a situação...
A equipe RSports tinha em seu box, desde a quinta-feira, um protótipo Spyder. O piloto do tal carro havia treinado naquele dia, mas não esteve presente no autódromo na sexta e, chegando hoje, recebi a notícia de que ele também não poderia ir no fim de semana e que o carro, assim sendo, estava disponível. O Spyder é um carro muito interessante, equipado com motor AP 2.0 e pneus slick, que eu já tinha intenção de pilotar um dia. Aproveitei a oportunidade, então, e confirmei que eu faria a Classificação e a primeira corrida da categoria Hot Car (mais conhecida como "Força-livre") no protótipo.
Antes disso, entretanto, tive meus compromissos no rádio. O primeiro deles foi orientar o piloto Alexandre Papazissis na Classificação do Paulista de Marcas e Pilotos. Não conseguimos encaixar os melhores trechos e fazer a volta ideal, mas Alexandre fez bom treino e colocou seu Corsa na 15ª posição geral dentre os quase 50 carros da categoria. Pouco tempo depois tiveram início os últimos treinos livres da Copa Petrobrás, no mesmo formato de ontem - os dois pilotos de cada equipe indo para a pista um em cada sessão - e repeti o trabalho que realizei no decorrer dos primeiros treinos, no rádio e na cronometragem e comparação de trechos. O resultado foi muito expressivo, nos indicando que estávamos no caminho certo para a Classificação que ocorreria mais tarde. Allam Khodair e Leandro Romera, os dois pilotos da J Star, finalizaram na 2ª e 5ª posições, respectivamente.
Antes disso, entretanto, tive meus compromissos no rádio. O primeiro deles foi orientar o piloto Alexandre Papazissis na Classificação do Paulista de Marcas e Pilotos. Não conseguimos encaixar os melhores trechos e fazer a volta ideal, mas Alexandre fez bom treino e colocou seu Corsa na 15ª posição geral dentre os quase 50 carros da categoria. Pouco tempo depois tiveram início os últimos treinos livres da Copa Petrobrás, no mesmo formato de ontem - os dois pilotos de cada equipe indo para a pista um em cada sessão - e repeti o trabalho que realizei no decorrer dos primeiros treinos, no rádio e na cronometragem e comparação de trechos. O resultado foi muito expressivo, nos indicando que estávamos no caminho certo para a Classificação que ocorreria mais tarde. Allam Khodair e Leandro Romera, os dois pilotos da J Star, finalizaram na 2ª e 5ª posições, respectivamente.
Terminados estes treinos, corri para o box da Rsports, onde abandonei meu lado spotter e voltei ao modo piloto. Tive, em uma Classificação de 25 minutos, meu primeiro contato com o Spyder. A melhor volta em 1:51.5 não foi um "temporal", mas foi um bom tempo quando consideradas as condições de pista e pneus bem distantes das ideais. De toda forma, pilotar o protótipo, um carro verdadeiramente de corrida, foi uma experiência bastante divertida.
O último passo antes da minha corrida no Spyder foi a Classificação da Copa Petrobrás de Marcas. Dessa vez, o trabalho no rádio não foi significativo pois os pilotos precisavam se manter concentrados para executar tudo o que haviam planejado para essa sessão. Persistimos, eu e Cristian, entretanto, realizando a trechagem da pista a fim de coletar informações de comparação com os adversários. Novamente o resultado foi muito positivo para a J Star, que posicionou Allam Khodair e Leandro Romera - que enfrentou problemas de motor - na 2ª e 8ª colocações, respectivamente.
Para finalizar o Sábado, já quase anoitecendo, me assentei no Spyder para a primeira bateria da 3ª etapa da Hot Car. Minha posição de largada era a 4ª geral, 2ª da categoria Protótipos A. Fiz uma largada cautelosa, buscando encontrar meu espaço na pista para prosseguir com meu processo de adaptação ao carro. Eis que, no ápice da cautela, fui surpreendido com um ronco muito alto e com a passagem de um "dinossauro" do meu lado esquerdo em velocidade muito superior à minha - era um Opala equipado com motor V8 que atormentou minha vida durante grande parte da corrida. Os melhores momentos dessa irresponsável batalha entre um protótipo de 600kg e um monstro com mais que o dobro do seu peso estão registrados no vídeo abaixo. A propósito, terminei a prova na frente do Opala e de todos os Protótipos A, sendo o 3º colocado geral, 1º na minha categoria.
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