segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Em Interlagos, para fechar 2012

Tive, no autódromo que se tornou minha casa pelas várias corridas que nele disputei na categoria Marcas e Pilotos, um final de semana excelente e que me proporcionou um encerramento muito positivo da temporada 2012 do Mercedes-Benz Grand Challenge.
 

Como de costume, não tivemos treinos na Quinta-feira, mas eu já estava no autódromo, revendo amigos e estudando, juntamente com a equipe, estratégias para o fim de semana. A previsão era de chuva para todos os dias - e o céu repleto de nuvens escuras nos fazia acreditar na confirmação dessa possibilidade. Certamente eu usaria pela primeira vez os pneus de chuva na C 250. Outra novidade seria que, diferentemente das corridas de Marcas e Pilotos, a polêmica chicane do café seria utilizada em Interlagos.

A Sexta-feira amanheceu chuvosa. Nesse dia, três treinos livres foram realizados e quase todas as voltas dadas foram sob piso molhado. Aproveitei o início do primeiro treino para me adaptar ao carro nessa condição, mas logo passei a confiar nos eficientes pneus de chuva e a impor um ritmo que me garantia posições de ponta dentre os 18 pilotos participantes. Conseguimos, no decorrer do dia, desenvolver um ótimo setup de chuva, conciliando velocidade e constância. Fiquei em 7º, 5º e 2º no primeiro, segundo e terceiro treino, respectivamente - e o fato de praticamente toda minha desvantagem em relação aos primeiros colocados estar na chicane me indicava uma necessidade enorme de melhorar aquele setor.

Sábado, dia de Classificação e da primeira corrida; e novamente a chuva marcava presença em Interlagos. Após analisar os dados dos treinos do dia anterior, fui para a pista já ciente do traçado ideal e buscando melhorias em pontos específicos onde se concentravam minhas perdas. Meu esforço rendeu resultados e o tempo de 2:11.576 que obtive me assegurou a segunda posição no grid para a corrida daquele dia. Fui apenas 79 milésimos de segundo mais lento que um companheiro de equipe - o clima foi de festa na Rsports devido à dobradinha.
 
A primeira corrida teve sua largada sob forte chuva e, por isso, com a intervenção do Safety Car. Uma volta depois, a bandeira verde foi agitada e, na relargada, mantive a 2ª posição. Minha principal preocupação naquele momento era não cometer erros e, associando cautela à pilotagem, consegui me aproximar bastante do líder. Iniciei o ataque - ainda com cautela, uma vez que se tratava de um companheiro de equipe - e consegui assumir a liderança após um erro do então líder na chicane do café. Depois de duas voltas ocupando a 1ª colocação, foi a minha vez de errar na chicane e ser ultrapassado na freada do S do Senna. A partir desse momento, ocupando o 2º lugar e muito próximo do primeiro, comecei um agressivo ataque em busca da vitória. Foi uma disputa muito acirrada, com alguns esbarrões, mas integralmente limpa - algo muito difícil de se presenciar em uma corrida com pista molhada. Estive na frente por alguns momentos, mas sofri com a péssima visibilidade e não consegui concluir a ultrapassagem. Terminei com uma excelente 2ª posição, muito batalhada e muito bem repercutida.
 
 
O Domingo amanheceu, também, chuvoso. Ainda de manhã, foi realizado um warm-up. Liderei esse pequeno treino quase todo e terminei com a 2ª volta mais rápida - resultado que confirmou o sucesso do nosso acerto em piso molhado. Antes da segunda corrida, entretanto, a chuva deu uma trégua inédita no final de semana e, diante da situação, tivemos que improvisar um acerto para pista seca. Com a inversão dos seis primeiros colocados do Sábado para a largada de Domingo, minha posição de início foi o 5º lugar. Arranquei bem, mas não encontrei espaço e acabei perdendo uma posição na freada do S do Senna. Mantive essa 6ª posição até o encerramento da primeira volta, quando começou a chover. O Safety-Car foi acionado e alguns pilotos imediatamente entraram nos boxes para colocar pneus de chuva. Eu, bem como a maioria dos pilotos, permaneci na pista e tive sucesso, uma vez que a chuva não durou mais do que 2 minutos. A corrida rapidamente teve seu reinício e eu já ocupava o 4º lugar. Mesmo sem o setup ideal de pista seca, consegui alcançar o pelotão da ponta. Em uma manobra no Lago, ultrapassei o 3º lugar. Perdi essa posição algumas voltas depois, consegui recuperá-la um pouco mais tarde e, ao errar, perdi duas posições. Foram mais algumas trocas de posições e, a poucas voltas do fim, me estabeleci novamente em 5º, colocação em que concluí a corrida.

A badalada etapa de Interlagos me rendeu resultados ótimos e uma significativa repercussão devido às várias disputas em que estive envolvido - todas muito limpas. Além disso, marcou o fim de uma temporada de grande evolução e aprendizado em minha carreira. Foi muito bom fazer amigos, estar em uma equipe altamente competente e muito descontraída, dividir pista com pilotos renomados e fazer parte de um evento grandioso e consagrado pelo público. De agora em diante, estarei trabalhando intensamente de modo a captar a verba que preciso para assegurar minha permanência na categoria no ano que vem. Quero muito viver mais um ano nesse ambiente, brigando pelo título e buscando vitórias na geral. Ao pessoal da Rsports, valeu! Tem sido muito bom estar com vocês!
 

Um comentário:

  1. Muito bacana o blog!A gente viu o vídeo!Que chuva! Um abraço, Carol.
    http://fartlekrun.blogspot.com.br/

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