terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais pódios no Mercedes-Benz Grand Challenge

Sábado e domingo últimos ocorreram, no Velopark, as duas corridas da 5a etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge - muito disputadas e que renderam ótimos resultados para mim.


No sábado, o sol não deu trégua e tornou o dia excessivamente desgastante. Logo cedo, aconteceu o terceiro (e último) treino livre do final de semana; e a expectativa era grande para saber qual seria a reação do carro com pneus novos. Felizmente, quando eles foram colocados pela equipe Rsports, a resposta foi imediata, os problemas de estabilidade que experimentava não mais me perturbaram e meu tempo melhorou consideravelmente, embora ainda havia uma grande deficiência no último setor - fruto da minha pouca experiência com a pista do Velopark.
 
Um pouco mais tarde, teve início o treino classificatório, responsável por definir o grid de largada para a primeira corrida. Pude, nesse momento, confirmar a melhora do carro, uma vez que reduzi ainda mais minha marca e passei a ser apenas meio segundo mais lento que o piloto mais rápido - pequena diferença que, entretanto, fez com que eu obtivesse apenas a sétima colocação.

Alinhei a Mercedes C250 Turbo, portanto, na sétima posição para a primeira bateria. Se a situação já não era das melhores, ficou ainda pior quando, na confusão pós-largada, tive que me refugiar na grama para evitar um acidente. Caí para a quase última posição. Começou, então, uma difícil recuperação - foram muitas ultrapassagens e algumas defesas de posição até que eu conseguisse me posicionar na quarta colocação. Reflexo do bom desempenho do carro e de uma evolução minha, mais habituado com o C250 e com a pista, esse meu terceiro pódio consecutivo trouxe uma alegria imensa e um desejo ainda maior por um bom resultado na corrida de domingo, transmitida ao vivo pela RedeTV.

Antes da segunda bateria foi realizado um warm-up de quinze minutos. Nele, com os mesmos pneus da corrida do dia anterior, estabeleci minha melhor marca do final de semana. A volta em 1:04.506 me assegurou a segunda colocação nesse treino e aumentou ainda mais minha confiança.

 
Devido à inversão dos 6 primeiros colocados no grid da segunda bateria prevista em regulamento, minha posição de largada para a corrida de domingo foi o terceiro lugar. Consegui manter essa colocação na largada, me firmando atrás apenas de dois pilotos "da casa" e, inclusive, abrindo vantagem em relação ao quarto colocado. Uma bandeira amarela interpretada pelo piloto que estava na ponta como Safety Car possibilitou, entretanto, a aproximação do pelotão em relação a mim. Passei a ser insistentemente ameaçado pelo quarto e pelo quinto colocados e, quando me encontrava limitado por conta de uma manobra envolvendo os dois primeiros colocados, aqueles que me ameaçavam conseguiram a ultrapasagem. Uma volta depois consegui devolver uma ultrapassagem e me firmar em quarto; o outro piloto que me ultrapassou, entretanto, tinha um ritmo de corrida muito semelhante ao meu e não consegui retomar a terceira posição. Perto do final da prova, um agressivo ataque do quinto colocado sobre mim tornou a corrida ainda mais difícil e emocionante. Consegui defender e, assim, garantir a quarta colocação - segunda entre os pilotos bronze - ao final da prova.
 
 








Retornar a Minas Gerais com 4 troféus e após ter integrado o primeiro pelotão ao longo da grande maioria da corrida é, sem dúvidas, voltar à casa com a sensação de dever cumprido. Ainda busco, entretanto, vitórias na categoria e vou trabalhar para que venham o mais rápido possível. As próximas três semanas, que antecedem a 6a etapa, serão de intensos treinos no simulador com a finalidade de adiantar ao máximo o processo de reconhecimento da pista de Campo Grande, no Mato Grosso o Sul, e, assim, contribuir para a conquista de mais um excelente resultado.
 

2 comentários:

  1. É isso ai moço. Após uma excelente estréia e andando entre os primeiros, daqui pra frente é brigar pela ponta.

    Pra cima deles Edinho!!!!

    Abraços....

    Cleber EMC...

    ResponderExcluir