terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais pódios no Mercedes-Benz Grand Challenge

Sábado e domingo últimos ocorreram, no Velopark, as duas corridas da 5a etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge - muito disputadas e que renderam ótimos resultados para mim.


No sábado, o sol não deu trégua e tornou o dia excessivamente desgastante. Logo cedo, aconteceu o terceiro (e último) treino livre do final de semana; e a expectativa era grande para saber qual seria a reação do carro com pneus novos. Felizmente, quando eles foram colocados pela equipe Rsports, a resposta foi imediata, os problemas de estabilidade que experimentava não mais me perturbaram e meu tempo melhorou consideravelmente, embora ainda havia uma grande deficiência no último setor - fruto da minha pouca experiência com a pista do Velopark.
 
Um pouco mais tarde, teve início o treino classificatório, responsável por definir o grid de largada para a primeira corrida. Pude, nesse momento, confirmar a melhora do carro, uma vez que reduzi ainda mais minha marca e passei a ser apenas meio segundo mais lento que o piloto mais rápido - pequena diferença que, entretanto, fez com que eu obtivesse apenas a sétima colocação.

Alinhei a Mercedes C250 Turbo, portanto, na sétima posição para a primeira bateria. Se a situação já não era das melhores, ficou ainda pior quando, na confusão pós-largada, tive que me refugiar na grama para evitar um acidente. Caí para a quase última posição. Começou, então, uma difícil recuperação - foram muitas ultrapassagens e algumas defesas de posição até que eu conseguisse me posicionar na quarta colocação. Reflexo do bom desempenho do carro e de uma evolução minha, mais habituado com o C250 e com a pista, esse meu terceiro pódio consecutivo trouxe uma alegria imensa e um desejo ainda maior por um bom resultado na corrida de domingo, transmitida ao vivo pela RedeTV.

Antes da segunda bateria foi realizado um warm-up de quinze minutos. Nele, com os mesmos pneus da corrida do dia anterior, estabeleci minha melhor marca do final de semana. A volta em 1:04.506 me assegurou a segunda colocação nesse treino e aumentou ainda mais minha confiança.

 
Devido à inversão dos 6 primeiros colocados no grid da segunda bateria prevista em regulamento, minha posição de largada para a corrida de domingo foi o terceiro lugar. Consegui manter essa colocação na largada, me firmando atrás apenas de dois pilotos "da casa" e, inclusive, abrindo vantagem em relação ao quarto colocado. Uma bandeira amarela interpretada pelo piloto que estava na ponta como Safety Car possibilitou, entretanto, a aproximação do pelotão em relação a mim. Passei a ser insistentemente ameaçado pelo quarto e pelo quinto colocados e, quando me encontrava limitado por conta de uma manobra envolvendo os dois primeiros colocados, aqueles que me ameaçavam conseguiram a ultrapasagem. Uma volta depois consegui devolver uma ultrapassagem e me firmar em quarto; o outro piloto que me ultrapassou, entretanto, tinha um ritmo de corrida muito semelhante ao meu e não consegui retomar a terceira posição. Perto do final da prova, um agressivo ataque do quinto colocado sobre mim tornou a corrida ainda mais difícil e emocionante. Consegui defender e, assim, garantir a quarta colocação - segunda entre os pilotos bronze - ao final da prova.
 
 








Retornar a Minas Gerais com 4 troféus e após ter integrado o primeiro pelotão ao longo da grande maioria da corrida é, sem dúvidas, voltar à casa com a sensação de dever cumprido. Ainda busco, entretanto, vitórias na categoria e vou trabalhar para que venham o mais rápido possível. As próximas três semanas, que antecedem a 6a etapa, serão de intensos treinos no simulador com a finalidade de adiantar ao máximo o processo de reconhecimento da pista de Campo Grande, no Mato Grosso o Sul, e, assim, contribuir para a conquista de mais um excelente resultado.
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Primeiros treinos no Velopark

Aconteceram, nessa tarde, os primeiros treinos para a 5a etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge 2012. Os dois momentos de 40 minutos representaram meus primeiros contatos com a pista do Velopark, aqui no Rio Grande do Sul.
 
Cheguei na pista, hoje, por volta das 9 horas da manhã, para rever a C-250 Turbo número 99, bem como todos os integrantes da equipe Rsports e outros diversos amigos que por lá também estiveram. O sol intenso e o calor extremo contrariavam as previsões de chuva. Às 10 horas, foi realizado o briefing com os pilotos e, um pouco mais tarde, uma ação muito interessante - a gravação do vídeo promocional da categoria. Neste momento, todos os pilotos se dirigiram para a pista e revezaram suas posições atrás de uma caminhonete que filmava os carros.
 
Assim que teve fim a gravação, começou o primeiro treino livre. Eu, que conhecia a pista do Velopark apenas por meio dos simuladores, tive muita cautela nos primeiros momentos. Cheguei a ocupar a quarta posição por algum tempo mas, à medida que os pilotos se habituavam com a pista e melhoravam seus tempos, fui sendo superado - estava limitado devido ao grande desgaste dos meus pneus, os mesmos que utilizei no classificação e na primeira corrida da 4a etapa, sediada em Jacarepaguá-RJ, cujo asfalto é fortemente abrasivo. Enfim, concluí o treino com a oitava posição e convicto de que alterações no setup faziam-se necessárias.
 
No intervalo entre os treinos, me reuní com diversos integrantes da equipe. Simultaneamente, meu carro tinha sua suspensão ajustada. Essas alterações, entretanto, duraram mais que o previsto e acabaram me levando a perder 30 dos 40 minutos de treino. Outros 7 minutos foram perdidos por conta de uma bandeira vermelha. Foram apenas 2 voltas rápidas completadas, ambas em um momento de pista excessivamente quente e com pneus muito desgastados. Mesmo assim, melhorei minha marca do treino anterior e garanti a nôna posição.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Amanhã, às 9:00, ocorrerá o terceiro e último treino livre do final de semana; às 10:55, a classificação e, às 13:30, a primeira corrida. O Live Timing pode ser acompanhado pelo site: www.caradec.com.br. Além disso, a corrida de amanhã, acredito eu, deve ser transmitida pelo site: www.portalgt.com.br.

domingo, 14 de outubro de 2012

Fim de ano de Mercedes-Benz

É com muita satisfação que anuncio, nesta postagem, que está confirmada a minha participação, até o fim do ano, nas corridas da categoria Mercedes-Benz Grand Challenge. Disputarei as 4 etapas restantes da temporada 2012.
 

Como muitos sabem, em Julho deste ano tive meu primeiro - e único até agora - contato com a Mercedes-Benz C 250 Turbo da categoria. Obtive excelentes resultados em minhas corridas de estréia: o 1o lugar entre os pilotos Bronze na corrida de Sábado (2o lugar geral) e o 3o lugar entre os pilotos Bronze na corrida de Domingo, transmitida ao vivo pela RedeTV (5o lugar geral).
 
A equipe pela qual competirei neste final de 2012 é a mesma pela qual corri no Rio de Janeiro: a RSports Racing - chefiada pelo experiente piloto da Copa Montana, Leandro Romera, e cuja competência é indiscutível. Estabeleci uma relação muito boa com os integrantes do time e minha expectativa é que novas conquistas venham nos próximos eventos. Espero, também, que a visibilidade da categoria, combinada com bons resultados, possa ajudar a garantir minha permanência na categoria para a temporada do ano que vem e, assim, assegurar minha evolução no automobilismo.
 
A agenda do Blog, do lado esquerdo desse texto, já está atualizada com as datas das corridas do Mercedes-Benz Grand Challenge. O cabeçalho também já está personalizado com o carro da categoria.