TV:
sábado, 28 de julho de 2012
Vídeos da corrida de Domingo no Rio de Janeiro
Onboard:
TV:
TV:
Vídeos da corrida de Sábado no Rio de Janeiro
Onboard:
TV:
TV:
terça-feira, 24 de julho de 2012
Na RedeTV, no pódio novamente
Meu final de semana de estréia na categoria Mercedes Benz Grand Challenge teve como último evento a corrida de domingo, televisionada ao vivo pela RedeTV.
Para essa bateria, alinhei meu carro na quinta posição. Completei a primeira volta na mesma posição que larguei. Na segunda volta, entretanto, em uma manobra no fim da curva Sul, ganhei a quarta posição. Na terceira volta, na entrada do retão, ganhei a terceira posição. Cheguei a cair para quarto algumas voltas mais tarde, mas logo recuperei a posição que ocupei durante quase toda a corrida.
A 5 voltas do fim comecei a experimentar um desgaste excessivo dos pneus. Enquanto a grande maioria dos pilotos largou com pneus novos, os meus já haviam sido utilizados no último treino da sexta-feira (naquele momento eu precisava conhecer a reação do carro com pneus novos antes da classificação). Comecei, então, a sofrer grande pressão de dois pilotos que vinham logo atrás de mim. Em meio a escapadas de traseira, oferecer uma resistência exagerada tinha um risco muito alto. Esses pilotos conseguiram a ultrapassagem e, assim, caí para a quinta posição, onde permaneci até o fim da corrida.
A Mercedes Benz C250 Turbo número 99 terminou a corrida na quinta posição geral, terceira da Master - categoria composta pelos pilotos "bronze". Participou de várias disputas e realizou ultrapassagens. Meu nome foi mencionado diversas vezes durante a transmissão. Não há como não ficar feliz com os resultados dessa minha participação. Gostaria de agradecer profundamente à equipe Rsports Racing e a todos meus amigos e familiares que tanto me apoiaram.
Como sabem, o fator financeiro muitas vezes impede o desenvolvimento de um esportista. Neste momento, ele é o empecilho para a minha permanência na categoria. Estou buscando patrocinadores para viabilizar uma nova participação.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Visitação aos boxes
Um momento muito interessante nesse último fim de semana - e ao qual eu não estava habituado - foi o de visitação aos boxes. Nessa 1 hora e 20 minutos, grande parte do público presente nos autódromos pode interagir com os pilotos e ver bem de perto suas máquinas. Além das fotos e dos tradicionais autógrafos, o momento é marcado por uma grande distribuição de brindes, geralmente relacionados aos patrocinadores. A visitação, portanto, além de popularizar pilotos, é palco de interessantes ações de marketing.
sábado, 21 de julho de 2012
Estréia vitoriosa
Pude, hoje, experimentar uma estréia vitoriosa na categoria Mercedes Benz Grand Challenge. O resultado foi mais que satisfatório e bastante repercutido.
Para essa primeira corrida, alinhei a Mercedes número 99 na segunda colocação, a mim garantida na classificação ocorrida um pouco mais cedo - e que eu, inclusive, já relatei aqui no blog. Trata-se de uma posição muito complicada para uma largada em movimento, uma vez que o piloto, além de observar o farol para acelerar no momento certo, deve estar atento ao primeiro colocado para não ultrapassá-lo e queimar a largada. No momento em que as luzes se apagaram eu utilizava o pole position como referência; ele não largou bem e, consequentemente, eu também perdi posições.
Ao final da curva Sul, eu era o sétimo colocado. Ainda na primeira volta recuperei uma posição e, um pouco mais tarde, aproveitei uma saída de pista do então terceiro colocado para ganhar outra posição. Permaneci na quinta posição por um bom tempo, até que um acidente resultou na entrada do Safety Car. Sua intervenção durou 2 voltas e teve fim com uma confusa relargada. Antes mesmo da bandeira verde, vários acidentes ocorreram (um deles na minha frente) e, assim, quando ela foi dada, eu já ocupava a terceira posição. Cuidei dos pneus no decorrer da corrida de modo que a poucos minutos do fim meu desempenho era bem superior ao do segundo colocado. Consegui a ultrapassagem e até mesmo diminuí a diferença para o primeiro colocado nas últimas voltas.
Terminei minha primeira corrida na segunda colocação geral. Como o primeiro colocado era um piloto "prata", fui o primeiro colocado dentre os pilotos "bronze", que formam a categoria master. Uma estréia tão positiva em uma categoria nacional, de alto nível e grande visibilidade é, no mínimo, emocionante; e tenho certeza que será importante para o prosseguimento da minha carreira.
Gostaria de agradecer à equipe Rsports Racing pelo carro que me foi dado, cujo desempenho foi excelente durante toda a corrida. Espero, nos próximos dias, postar o vídeo onboard das corridas. Enquanto isso não acontece, segue o vídeo da coletiva de impresa da qual participei logo depois da corrida.
Primeira fila
Tivemos, agora a pouco, a classificação da Mercedes Benz Grand Challenge aqui no Autódromo de Jacarepaguá. Com pneus novos, os mesmos que correrão a primeira bateria mais tarde, saí para dar 4 voltas, uma de aquecimento e três rápidas. Como já era esperado, a terceira delas foi a mais rápida. Pelo rádio, recebi da equipe a satisfatória informação de que essa volta me garantia a segunda posição naquele momento. Na volta seguinte os trechos foram um pouco mais lentos e optamos por recolher, poupar o carro para a corrida.
Ao final do qualy, depois de estacionar meu carro no parque fechado, veio a confirmação: nenhum dos pilotos em pista superou a minha marca que, assim, permaneceu sendo a segunda melhor. A Mercedes C250 número 99 largará na primeira fila em minha corrida de estréia na categoria logo mais. Eu não poderia estar mais feliz.
Obrigado à Rsports Racing pelo excelente carro. Agora é manter o foco para a corrida.
Segue o vídeo da volta rápida, cujo tempo foi 1:24.625, 0.087 segundos mais lento que o da Pole Position.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Os primeiros treinos de tração traseira
Hoje andei pela primeira vez no carro que competirei neste fim de semana e já na saída dos boxes pude perceber o quanto a Mercedes C250 Turbo é diferente de todos os carros que pilotei anteriormente. Foi minha primeira experiência em um carro com tração traseira, pneus slick e freios de competição.
Basicamente, os pneus slick fazem com que o carro tenha um grip muito alto nas curvas e possibilitam uma entrada mais rápida nelas. Combinados aos freios de competição, que são muito eficientes na redução da velocidade, exigem uma extrema confiança por parte dos pilotos. A tração traseira, por sua vez, facilita a "perda" da traseira do carro nas saídas de curva, o que obriga o piloto a ser cauteloso nas retomadas; e uma vez "perdida" a traseira, o carro tem uma lógica inteiramente contrária à dos carros com tração dianteira para que o controle seja recuperado.
Basicamente, os pneus slick fazem com que o carro tenha um grip muito alto nas curvas e possibilitam uma entrada mais rápida nelas. Combinados aos freios de competição, que são muito eficientes na redução da velocidade, exigem uma extrema confiança por parte dos pilotos. A tração traseira, por sua vez, facilita a "perda" da traseira do carro nas saídas de curva, o que obriga o piloto a ser cauteloso nas retomadas; e uma vez "perdida" a traseira, o carro tem uma lógica inteiramente contrária à dos carros com tração dianteira para que o controle seja recuperado.
A adaptação a esse novo carro, como era de se esperar, não foi fácil. Procurei ser bem cauteloso nas primeiras voltas e até completei voltas bem rápidas. Na oitava volta, entretanto, procurando andar ainda mais rápido e melhorar meus tempos, perdi o controle da traseira em uma retomada e somente consegui recuperá-lo na grama. Embora eu não tenha batido o carro, a simples saída de pista fez com que o parachoque dianteiro, muito baixo, se soltasse e furasse o radiador. O treino de 50 minutos, para mim, terminou ainda no início.
Todo o pessoal da Rsports Racing, em um competente trabalho, conseguiu recuperar o carro a tempo para o inicío do segundo treino, o último antes da classificação. Já conhecendo um pouco da reação do carro e ciente da importância de andar os 50 minutos, fui ainda mais cauteloso para a pista. Ganhei confiança aos poucos e fiz voltas bem rápidas no decorrer do treino. Nos 5 minutos finais, quando coloquei um conjunto de pneus novos, veio a grande conquista do dia: o 4o melhor tempo dentre os 18 pilotos da Mercedes Benz Grand Challenge. Estou muito feliz com um resultado tão positivo no meu primeiro dia com o carro e gostaria de agradecer a todos que possibilitaram a sua ocorrência.
Também dei uma entrevista para a RedeTV. A matéria inclusive já está disponível no seguinte link:
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52%2C15%2C279221%2Cjornalismo%2Credetv-news%2Credetv-transmite-campeonato-brasileiro-de-gran-turismo.
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52%2C15%2C279221%2Cjornalismo%2Credetv-news%2Credetv-transmite-campeonato-brasileiro-de-gran-turismo.
Apenas uma curta parte da entrevista está presente, mas ficou bem legal.
Já me sinto bem confortável dentro do carro. A expectativa é grande para os trabalhos de amanhã: a classificação pela manhã e uma das corridas à tarde.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Montagem do box
Cheguei hoje aqui no Rio de Janeiro. A equipe já está finalizando a montagem do box. A vontade de acelerar a Mercedes C250 Turbo só cresce ao ao vê-la quase pronta...
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Mercedes Benz Grand Challenge
Estive, por meio de uma oportunidade que me foi dada pelo piloto Nicolas Costa - a quem eu gostaria de agradecer - acompanhando de perto a última etapa da Stock Car, ocorrida no autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Estar no ambiente da Stock Car foi fantástico e me permitiu fazer alguns contatos. Um deles foi com Leandro Romera, que me foi apresentado por Pedro Pimenta. Leandro é piloto da Copa Montana e proprietário de uma equipe - a Rsports Racing - que atua em duas categorias: a Spyder Race e a Mercedes Benz Grand Challenge, sendo que esta já me interessava a algum tempo.
Após alguma conversa, posso agora divulgar uma excelente notícia: participarei da próxima etapa do Mercedes Benz Grand Challenge, que também ocorrerá em Jacarepaguá (e inclusive marcará o fim do autódromo). Competirei em um carro da organizada e competitiva equipe de Leandro Romera que, inclusive, já conta com um patrocínio da Nescafé.
A categoria faz parte de um grandioso evento, do qual também fazem parte o Brasileiro de Gran Turismo e a SuperBike, o que contribui para que o público no autódromo seja muito grande. Além disso, a RedeTV faz a transmissão ao vivo da corrida de domingo e transmite, também, um compacto da corrida de sábado. Trata-se de uma categoria extremamente profissional, de significativa visibilidade e que, portanto, representa um importantíssimo passo para o prosseguimento da minha carreira.
A partir de quinta-feira, dia 19, já estarei no Rio de Janeiro com a equipe. Na sexta, 20, ocorrem os primeiros treinos. Nos próximos dias os relatos da minha participação estarão todos aqui no blog.
Site da equipe Rsports Racing: http://rsportsracing.com.br/
domingo, 15 de julho de 2012
Clipe Marcas e Pilotos
A reunião dos melhores momentos das minhas participações na categoria Marcas e Pilotos em São Paulo.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Kart dos Amigos
Organizei, neste último Domingo, a primeira edição do Kart dos Amigos. Como o próprio nome sugere, foi uma corrida de kart amador entre amigos de escola, realizada no Kartódromo de Betim. Formamos um grid de 17 pessoas, sendo que a grande maioria nunca havia pilotado um kart.
A competição, basicamente, se resumiu em muitas disputas, algumas batidas e, no final, satisfação por parte de todos. A consequente empolgação dos participantes confirmou o sucesso do evento e praticamente já garante a ocorrência, em breve, de uma segunda edição com ainda mais amigos na pista.
O resultado da corrida é este aqui do lado. Gostaria de parabenizar todos os amigos por terem marcado presença e ajudado a formar este belo grid.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Programa Marcas e Pilotos
O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos será a primeira categoria do automobilismo nacional a ter um programa de televisão. Trata-se de um semanal com 1 hora de duração que será apresentado por Marcos Júnior e trará toda semana, além dos compactos das corridas, curiosidades e entrevistas com pilotos e preparadores. A exibição , cuja estréia está confirmada para o dia 09 de julho, acontecerá todas as segundas-feiras às 20h no canal TV Aberta (9 da NET e 72 e 186 da TVA). A allTV, emissora pela internet, também exibirá o programa, todas as quintas-feiras a partir das 21h, pelo site: www.alltv.com.br.
O vídeo que abre esta postagem é a chamada do programa. Nele, aparecem os 3 carros com os quais competi pela Equipe Arias. Um deles é o VW Gol vermelho que encerra a chamada recebendo a bandeira quadriculada, uma imagem da 7a etapa de 2011, muito marcante.
Vale lembrar que, além do programa próprio, o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem suas notícias e curiosidades veiculadas no programa Curva do S, exibido no canal Esporte Interativo todas as quintas-feiras às 12h30min, com reprise aos sábados às 8h; ou na internet, pelo site: www.esporteinterativo.com.br.
Assinar:
Postagens (Atom)